A CENSURA-MAP contém publicações relacionadas com a censura imposta pela ditadura militar e vigente durante o Estado Novo (1933-1974). Além de recolher escritos até 1974, mapeia a forma como a censura tem sido investigada desde então, desde abordagens que se focam na acção directa das instituições censórias, até às formas de estudar a censura articulada com diversos tipos de exercício de poder.
Objetivo

Este mapeamento pretende reunir o material publicado sobre censura desde que esta foi imposta em 1926. É feita uma distinção entre material publicado antes de 1974, em Portugal, e o material publicado fora de Portugal ou depois de 1974, ou seja, sem ser sujeito a censura, incidindo a categorização do seu conteúdo apenas sobre segundo. 

Metodologia selecção de corpus

Foram descartadas publicações que mencionando censura, não se detém na sua análise e ainda não foram incluídos textos publicados em suportes não académicos. 

Limitações

A lista procura incluir as publicações mais relevantes produzidos até 2022, contudo não foi possível ter acesso a algumas das publicações que aqui se encontram incluídas. 

A CENSURA-MAP permite uma pesquisa por autores, data, tipo de documento, objectos trabalhados e arquivos utilizados. É igualmente possível pesquisar por:

Tipo de censura investigada

Regulatória: Censura estipulada por lei, orientada por regulamentos provenientes de instituições de carácter secular ou religioso e executada por agentes oficiais.

Constitutiva: Formas estruturais de exclusão e/ou constrangimentos exercidos sobre a formulação de discurso e uso da liberdade de expressão. Trata-se de uma censura que é omnipresente, dado que é constitutiva do próprio acto de fala.

Regulatória e Constitutiva : são combinadas ambas abordagens.

Tipo investigação realizada

Teórica

Empírica

Combinação teórico-empírica

Os resultados obtidos podem ser exportados em formato .csv para importação em programas de folha de cálculo

Tipo de Documento Referência Autor(es) Ano Tipo de investigação Tipo de censura Arquivo Objecto
livro
A censura à imprensa, 1820-1974. Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
Mostrar referência completa
Franco, Graça .1993. A censura à imprensa, 1820-1974. Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
leis
trabalho académico
Para a história da censura à imprensa em {Portugal}: 1820-1974. [Dissertação - Ciências da Informação - Universidade Católica Portuguesa]
Mostrar referência completa
Franco, Graça. 1983. Para a história da censura à imprensa em {Portugal}: 1820-1974. [Dissertação - Ciências da Informação - Universidade Católica Portuguesa]
leis
capítulo
A censura, in João Madeira , Irene Pimentel , Luís Farinha (org.), Vítimas de Salazar . Estado Novo e Violência Política, 2.a ed., Lisboa, Esfera dos Livros, pp. 33-71.
Mostrar referência completa
Pimentel, Irene Flunser. 2007. A censura, in João Madeira , Irene Pimentel , Luís Farinha (org.), Vítimas de Salazar . Estado Novo e Violência Política, 2.a ed., Lisboa, Esfera dos Livros, pp. 33-71.
instituições de censura
artigo
Álvaro Salvação Barreto: oficial e censor do salazarismo. Media & Jornalismo 9 .2006.: 57-88.
Mostrar referência completa
Gomes, Joaquim Cardoso. 2006. Álvaro Salvação Barreto: oficial e censor do salazarismo. Media & Jornalismo 9 .2006.: 57-88.
instituições de censura
livro
Os militares e a censura: a censura à imprensa na ditadura militar e Estado Novo (1926-1945). Lisboa: Livros Horizonte.
Mostrar referência completa
Gomes, Joaquim Cardoso. 2006. Os militares e a censura: a censura à imprensa na ditadura militar e Estado Novo (1926-1945). Lisboa: Livros Horizonte.
periódicos
mestrado
A censura na ditadura
Mostrar referência completa
Gomes, Joaquim Cardoso. 1997. A censura na ditadura
militar e no Estado Novo (1926-1939): estrutura e pessoal político [dissertação de mestrado - ISCTE]
periódicos
artigo de conferência
1931 - A imprensa dos revoltosos – Madeira, Açores e Guiné. In: .Baptista, Carla e Sousa, Jorge Pedro (Ed.). Para Uma História Do Jornalismo Em Portugal - I. Lisboa: Livros ICNOVA. PP 136-160
Mostrar referência completa
Lemos, Mário Matos. 2020. 1931 - A imprensa dos revoltosos – Madeira, Açores e Guiné. In: .Baptista, Carla e Sousa, Jorge Pedro (Ed.). Para Uma História Do Jornalismo Em Portugal - I. Lisboa: Livros ICNOVA. PP 136-160
periódicos
mestrado
Guerra Colonial : Que Jornalismo ? Como o jornal O Século abordou o início do conflito ultramarino português [Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa].
Mostrar referência completa
Rodrigues, Sofia da Palma. 2011. Guerra Colonial : Que Jornalismo ? Como o jornal O Século abordou o início do conflito ultramarino português [Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa]. https://run.unl.pt/handle/10362/7224
periódicos
doutoramento
1961 - Sob o Viés Da Imprensa : Os Jornais Portugueses, Britânicos e Franceses Na Conjuntura Da Eclosão Da Guerra No Império Português. [Tese de doutoramento - Instituto de Ciências Sociais - Universidade de Lisboa]
Mostrar referência completa
Alves, Tânia. 2018. 1961 - Sob o Viés Da Imprensa : Os Jornais Portugueses, Britânicos e Franceses Na Conjuntura Da Eclosão Da Guerra No Império Português. [Tese de doutoramento - Instituto de Ciências Sociais - Universidade de Lisboa]
periódicos
livro
1961 Sob O Viés Da Imprensa: Os Jornais Portugueses, Britânicos E Franceses Na Conjuntura Da Eclosão Da Guerra No Império Português (p. 503). Lisboa: Imprensa de História Contemporânea.
Mostrar referência completa
Alves, Tânia. 2021. 1961 Sob O Viés Da Imprensa: Os Jornais Portugueses, Britânicos E Franceses Na Conjuntura Da Eclosão Da Guerra No Império Português (p. 503). Lisboa: Imprensa de História Contemporânea.
periódicos